PAVEMENT SCANNER

Equipamento que avalia os defeitos e imperfeições de um pavimento por meio de uma radiação a laser sobre a superfície.

Como funciona

O Pavement Scanner é fixado sobre um veiculo, e é composto por dois lasers 3D de alto desempenho que são capazes de gerar imagens dos perfis transversais da superfície do pavimento da rodovia com resolução de um milímetro em velocidade de tráfego. Esses lasers possuem duas distintas funções: a primeira capta os dados da superfície nas coordenadas X, Y e Z, e a segunda tem a função de coletar os dados de defeitos do pavimento.

Os dados gerados podem ser analisados para determinar de forma automatizada trincamentos, marcações da pista, sinalização horizontal, panelas, exsudação, desagregação, macro textura, afundamento na trilha de roda e demais ocorrências de defeitos. Em rodovias com superfície de concreto podem ser avaliadas as juntas e falhas entre as placas de concreto.

Além disso, pode-se medir a irregularidade dos perfis longitudinais, IRI – International Roughness Index, declividade e inclinação transversal. O levantamento é realizado em velocidade de tráfego normal, abrangendo uma largura de faixa de rolamento de até quatro metros, sendo as informações coletadas individualmente em cada faixa.